segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rosa de Lutero

















Óleo sobre tela -Pintura de Heidi Vogel - 2011

O selo de Lutero (também conhecido como Rosa de Lutero ou Brasão de Lutero) é o símbolo mais conhecido do Luteranismo. Foi encomendado por Lutero para ser o selo de correspondências, o selo de identificação na época da Reforma.

A Rosa de Lutero é uma mandala, por ser representação do mundo e é também um testemunho e resumo gráfico da fé luterana. Seu significado leva a uma reflexão sobre o caminho desenvolvido a partir da fé.

No centro do selo encontra-se a cruz preta, que guarda todo o conteúdo da vida, paixão e morte de Jesus Cristo. A cruz é a base da teologia luterana: não são os feitos gloriosos, nem as grandes conquistas humanas, nem a sapiência da natureza. A cruz indica a percepção do sofrimento, a humanidade marcada por morte e dor.

A cruz, no selo, está envolta pelo coração vermelho, o coração de cada pessoa que percebe a cruz de Cristo como o amor maior de Deus por sua criação. O coração quase que tomado pela cruz, indica a centralidade da salvação experimentada por Cristo em favor da humanidade. O vermelho fala de nossa própria vida transformada pelo amor compromissado, amor marcado pela experiência de Cristo.

A cruz preta e o coração vermelho são o centro da rosa branca, que indica a vida que vai florescendo, a vida que vai se manifestando no mundo. A manifestação da cruz, portanto, invade corações e floresce adiante. A flor branca é o Reino de Deus que se inicia já, agora.

Interessante observar que as cores utilizadas na confecção do símbolo são as cores primárias, e o quanto um símbolo extrapola conceitos de sua própria época. A flor branca remete à cultura da paz, hoje tão intrínseca aos conceitos de cristianismo contemporâneo.

O “campo” em torno da flor, azul, indica o mundo para o qual somos chamados a atuar, em vida e pregação. Assim, a fé cristã, a paz compromissada, floresce no mundo, tem lugar como Reino de Deus, agora, neste mundo.

Este campo azul é resguardado pela aliança de ouro, lembrando a aliança de Deus com a humanidade, seu amor que não se perde nem termina, mas é horizonte da certeza da graça de Deus que é contínua em nosso cotidiano.

4 comentários:

  1. Heidi,
    Lindo seu trabalho amiga!!!Parabéns!
    Beth

    ResponderExcluir
  2. Oi Heidi,
    Adorei tua arte. Amo pintura, retrato e paisagem em especial. Parati alagada e Estação das barcas são das mais bonitas que já vi.
    Bjs
    Mônica Parreiras

    ResponderExcluir
  3. mui legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir